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terça-feira, 25 de maio de 2010

PD PORTUGUÊS - MONTAGEM DE REDAÇÃO Para Terceiro Colegial

A montagem da redação




O que é dissertar sobre um tema?

É defender um ponto de vista, manifestar opinião, discutir organizadamente um problema, o que implica um conhecimento de mundo e, portanto, a capacidade de analisar diferentes posições e, optando por uma delas, dominar argumentos suficientes para sustentá-la.

Como o texto é todo organizado, há uma ideia-mestra que o sustenta (tema) a ser disseminada por todas as suas partes. Assim, a primeira preocupação de quem disserta deve ser a compreensão do tema proposto pela banca e a determinação de um posicionamento frente a ele.

Essa tomada de posição, por sua vez, determina a seleção dos argumentos – aqui, não há espaço para indefinições.

Selecionados os argumentos, caberá ao candidato ordená-los de forma a obter uma progressão de ideias persuasiva, na tentativa de conseguir a adesão do leitor ao que se defende. Isso não significa – convém reforçar – que se deva concordar irrestritamente com o que se acredita ser a opinião da banca: seu compromisso de candidato é com a organização lógica que justifique a sua opinião.

Fim do processo: ciente de que pretende justificar sua tese, o candidato deverá selecionar os argumentos para atingir seu objetivo, confirmando-o, no final da redação, com uma espécie de resposta pessoal ao problema destacado e analisado pelo texto.



Roteiro de trabalho

1. Leia atentamente a proposta de redação:

A) Se o tema vier explicitado, procure entendê-lo além da estrutura aparente, isto é, procure relacionar todas as suas implicações: ele se insere ou não nos universos político, social, filosófico?

B) Se ele vier implícito (disseminado) em diferentes textos, procure entender as relações de semelhança e oposição intertextuais, para poder depreendê-lo. Em seguida, determine suas inserções nos diferentes universos a que ele possa pertencer.

2. Depreendido o tema, procure determinar seu ponto de vista, relacionar argumentos para defendê-lo com convicção.

3. Conclua o texto explicitando a ideia básica que, no percurso dissertativo, estava implícita.



Observação: Essa sugestão de roteiro não deve ser enterrada como camisa-de-força que impeça o candidato de liberar sua criatividade e talento para a adoção de formas próprias de expressão do pensamento.



Adequação da linguagem



A linguagem verbal escrita adequada a um texto dissertativo é o português culto. Assim, é de grande valor o emprego correto das conjunções, dos pronomes, das preposições – palavras fundamentais no processo de ordenação das ideias e na orientação argumentativa exigida pelo texto.

Feita a primeira prova, torna-se imprescindível ler e reler o texto, antes de dar-lhe forma definitiva. Observe se as idéias foram expostas de maneira organizada, se as relações lógicas foram devidamente estabelecidas, se as incompatibilidades semânticas foram anuladas, se as diferentes partes do texto estão coesas, se a gramática não foi “violentada” nos tópicos relevantes: concordância, regência, crase, tempos verbais, acentuação, pontuação etc.

Capriche na letra; ela não precisa ser bonita, deve ser legível!



Redação – FUVEST-95



Em muitas pessoas já é um descaramento dizerem "Eu". [T. W. Adorno]



Não há sempre sujeito, ou sujeitos. (...) Digamos que o sujeito é raro, tão raro quanto as verdades. [A. Badiou]



Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa. [T. W. Adorno]


Relacione os textos e a imagem acima e escreva uma dissertação em prosa, discutindo as idéias neles contidas e expondo argumentos que sustentem o ponto de vista que você adotou.



Roteiro de leitura

1. A proposta se baseia na interpretação de um texto não-verbal e de trêstextos verbais. O que mostra o texto não-verbal?

2. O que se pode inferir da leitura dessa imagem?

3. A inferência aludida na questão 2 depende unicamente da observação do quadro? Por quê?

4. A interpretação do autor sobre a imagem retratada no quadro revela aspectos de sua visão de mundo. Especifique um deles.

5. Qual é a idéia básica contida no primeiro texto de Adorno?

6. O que indica a expressão “em muitas pessoas”?

7. Por que o uso da palavra “Eu” é um descaramento?

8. Badiou retoma a idéia do primeiro texto de Adorno, com a mesma visão de mundo. Que termo ele usa substituindo”Eu”?

9. Para Adorno, dizer “Eu” é descaramento; para Badiou, o que é ser sujeio?

10. Qual é a relação lógica que o texto estabelece entre o “sujeito”e “verdades”?

11. O segundo texto de Adorno se inicia mencionando que “todos são livres”. Essa afirmação encerra o conceito amplo de liberdade?

12. A conjunção “mas” estabelece uma relação de oposição absoluta com as ideias que a antecedem, fazendo prevalecer como verdadeiras as que a sucedem?Então, o que é de fato verdadeiro, para Adorno?

13. A proposta de redação pede que o candidato relacione os textos e a imagem. Considerando o percurso de análise da proposta, abstraia um tema resultante de todos os dados da coletânea.

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